Terapia do Esquema

Complementar a terapia cognitivo comportamental, a terapia do esquema foi criada como alternativa de tratamento para pacientes que não obtém resultados satisfatórios com outros tratamentos (refratários/crônicos) e com transtornos ou traços de transtorno de personalidade.

Tendo como base a terapia cognitivo comportamental e combinada a elementos de outras abordagens como a psicanálise, fenomenologia e a gestalterapia, a terapia do esquema busca modificar emoções negativas e padrões de funcionamento que estão atrelados a estruturas primárias do desenvolvimento.

O objetivo é a flexibilização dos esquemas, conjuntos de crenças, regras e sensações, usados no dia a dia para interpretar as situações. Alguns desses esquemas, chamados disfuncionais, são formados desde o período nascimento até meados da adolescência, sendo solidificados na vida adulta e ativados em situações que evocam memórias, sensações e cognições anteriores.

Utilizando diversos recursos, técnicas, estratégias experienciais, comportamentais e cognitivas, a terapia do esquema age em um nível mais profundo de cognição, pouco consciente e de difícil acesso.

Comments (3)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>