Terapia Cognitivo Comportamental da infância e Adolescência

A psicologia tem várias maneiras de entender o ser humano, uma delas é a cognitivo comportamental, que acredita que as pessoas sentem e se comportam de acordo com padrões de pensamentos aprendidos ao longo da vida (crenças), alguns deles distorcidos e que ainda interferem no momento presente, gerando dificuldades e sofrimento. A pessoa não consegue livrar-se sozinha dessa forma de pensar e isso afeta suas emoções e seus comportamentos.

Os transtornos psicológicos são resultado de crenças excessivamente disfuncionais ou de pensamentos muito distorcidos que quando ativados possuem a capacidade de influenciar o humor e o comportamento da pessoa. Por esse motivo, identificar esses pensamentos e modifica-los é fundamental para o tratamento e a redução dos sintomas.

Tratando-se de crianças, são necessárias técnicas e estratégias específicas para acessar e modificar e traduzir esses pensamentos.

Alguns pensamentos (crenças) irracionais em crianças:

  • É horrível que não gostem de mim.
  • Sou mau.
  • Sou incapaz.
  • Tudo deve ser prazeroso.
  • Eu devo ser perfeito.
  • Não posso cometer erros.
  • Eu sou um perdedor.
  • Eu posso fazer tudo o que quero.
  • É horrível ter de esperar.
  • Não posso me sentir desconfortável.

Além disso, estratégias que visam diminuição ou aumento da frequência de determinados comportamentos também são bastante utilizadas.

A terapia cognitiva na infância é altamente recomendada, já que os transtornos da infância são preditores de psicopatologias nas fases posteriores do desenvolvimento. A ausência de um tratamentos efetivo pode causar prejuízo no funcionamento global e ter efeitos negativos no desenvolvimento emocional a longo prazo.

A participação dos pais no tratamento, como colaboradores ou coaches dos seus filhos é regular e ocorre em diferentes níveis. A família recebe instruções periódicas e seu envolvimento vai variar dependendo dos prejuízos, diagnósticos, idade e nível de desenvolvimento da criança.

O foco da terapia cognitivo comportamental é o presente e o futuro e o tratamento é sempre planejado em sintonia com os objetivos do paciente e da família, passando por constantes avaliações dos resultados obtidos.

Comments (1)

  1. Queremos Registrar nossos Parabéns, A PSIQUIATRIA AVANÇADA , pela exposição, e detalhes esclarecedores, que norteiam as pessoas que estão intrinsecamente, ligadas a esta Horripilante Síndrome, dos Distúrbios, que afetam o comportamento, do ser Humano .
    Anoto as observações , e resultados de pesquisas e estudos desta área, que convivo a mais de 30 anos, BUSKANDO com (K) uma Porta para uma posivel saída, para um caminho menos doloroso espiritualmente..
    Mestry Badahra
    Projetobuskando.facebook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>