Quadro Saúde Mental

Não preciso de um psicólogo, não sou louco!

Será que esta afirmativa tem procedência? Ou demonstra o preconceito e desconhecimento de parte da população em geral?

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode ajudar em problemas ou disfunções que as pessoas não estão conseguindo lidar adequadamente.

O terapeuta analisa as fragilidades relatadas através da sua experiência clinica e baseado num referencial teórico.

Nas terapias da linha da TCC, o foco dos tratamentos poderá ser indicado nas seguintes situações:

  • Superação dos medos específicos, como o medo de altura, de andar de avião, de lugares fechados, de relacionar-se com outras pessoas, de dirigir, de se expor em público;
  • Melhoramento da autoestima, proporcionando a sensação de sentir-se mais seguro, mais confiante;
  • Aprendizagem no momento de tomar decisões;
  • Aprendizagem na convivência em diversos ambientes e com pessoas que proporcionam bem-estar;
  • Controle da ansiedade, do estresse, da agressividade, e da reação aos sintomas de depressão;
  • Superação de situações de perda;
  • Superação de vícios e hábitos destrutivos.
  • Controle da ansiedade, do estresse, da agressividade, e da reação aos sintomas de depressão;
  • Superação de situações de perda;
  • Superação de vícios e hábitos destrutivos.

Na TCC, a aprendizagem está em evidência, fazendo referência a uma das principais características deste tipo de terapia: ensinamento e reconhecimento dos comportamentos disfuncionais, que causam sofrimento e prejuízo à saúde.

A premissa de que os pensamentos influenciam o comportamento, e que os pensamentos e emoções determinam nossas condutas, são a base da TCC. O modo como interpretamos as situações da vida nos diferencia das demais pessoas. Portanto: devemos levantar todas as hipóteses, traçar os principais objetivos e buscar as soluções mais adequadas para cada situação.

Celina Darde
Psicóloga Cognitivo Comportamental

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