Cerca de 17 milhões de pessoas são vítimas da depressão no Brasil

Na maioria das pessoas, a doença se manifesta como uma tristeza.
Veja os sintomas, os tratamentos e uma nova alternativa.

De acordo com o Ministério da Saúde, 17 milhões de brasileiros são vítimas da depressão. Na maioria das pessoas, a doença se manifesta como uma tristeza muito grande. Os médicos explicam que a tristeza é normal.

No caso de um luto, por exemplo, a tristeza pode durar até seis meses. Entretanto, a pessoa vai reagindo. O que não é normal é quando a dor não acaba. Os médicos consideram que há depressão quando:

– A pessoa não se alegra com nada;
– Tem muitos pensamentos negativos;
– Perde o interesse por coisas que antes gostava de fazer;
– Tem alteração de apetite – come demais ou muito pouco;
– Muda os hábitos de sono – dorme demais ou tem insônias constantes.

Um trauma, a morte de uma pessoa querida, dificuldades financeiras, um divórcio. Situações assim podem desencadear a doença. Entretanto, nem todo mundo que passa por uma tristeza intensa cai em depressão. Para outras pessoas, ela surge do nada, sem causa aparente. A explicação para isso está na carga genética.

Na maioria dos casos, o tratamento é feito com remédios e terapia, mas nem sempre dá certo. Os médicos estão pesquisando novas alternativas, como a neuromodulação, que tenta equilibrar o funcionamento do cérebro.

“A gente sabe que na depressão existe área com diminuição na função cerebral. Na área que existe diminuição, colocamos um eletrodo que estimula. Na área que existe hiperatividade, colocamos o que inibe”, explica o psiquiatra da Santa Casa de São Paulo Pedro Shiozowa.