Uso de medicamentos é indispensável no tratamento da esquizofrenia

O tratamento da esquizofrenia tem como objetivo o controle dos sintomas e a reintegração do paciente na sociedade. Isso se faz através do uso de medicamentos e da terapia psicossocial.
O tratamento medicamentoso é feito com remédios chamados antipsicóticos ou neurolépticos. Essas medicações são indispensáveis, pois na esquizofrenia, não há melhora da doença sem o uso dos dessas medicações.

Elas são utilizadas na fase aguda da doença para aliviar os sintomas psicóticos, que são as alucinações e os delírios, e também são usados nos períodos entre as crises, para prevenir novas recaídas. A maioria dos pacientes precisa utilizar a medicação ininterruptamente para não ter novas crises. As abordagens psicossociais são necessárias para promover a reintegração do paciente na família e na sociedade. Pelo fato de que alguns sintomas (principalmente apatia, desinteresse e isolamento social) poderem persistir mesmo após as crises psicóticas, é necessário um planejamento individualizado de reabilitação do paciente

Além disso, e tão importante quanto às outras etapas do tratamento, é a participação dos familiares. A família é uma aliada importantíssima no tratamento e na reintegração do paciente. É importante que estejam orientados quanto à doença esquizofrenia para que possam compreender os sintomas e o comportamento do paciente, evitando interpretações erradas.

As atitudes inadequadas dos familiares podem muitas vezes colaborar para a piora clínica do paciente. Atitudes hostis, criticas e superproteção prejudicam o paciente; ao contrário, apoio e compreensão são necessários para que ele possa ter uma vida independente e conviva satisfatoriamente com a doença.