Quadro Saúde Mental

Uso de drogas pode ‘acordar’ o transtorno bipolar

A bipolaridade é um transtorno do humor genético que consiste em alterações entre períodos de euforia e outros de depressão. A maioria dos especialistas afirmam, e eu também tenho convicção, que a condição do transtorno bipolar é hereditária. Ninguém vira bipolar sem pré-disposição genética.

E, de alguns anos para cá, vários estudos tem mostrado, claramente, que o uso de drogas psicotrópicas pode antecipar a manifestação do transtorno bipolar e também tem o poder de intensificar seus sintomas.

As drogas, tomando como exemplo a maconha, podem “acordar” a genética e fazer com que a pessoa com pré-disposição genética manifeste a bipolaridade muitos anos antes, em média 10 anos antes do que isso aconteceria caso não houvesse o uso de substâncias psicoativas.

A bipolaridade por muitas vezes pode iniciar-se na adolescência por reflexo desse uso ou abuso de drogas. E para piorar, o diagnóstico do transtorno na infância e adolescência é demorado, complexo e difícil de se fazer, e ainda pode ser confundido com uma depressão comum ou até mesmo com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>