Quadro Saúde Mental

Tratamento dos distúrbios psíquicos é contínuo

Na grande maioria das vezes, as doenças emocionais, como a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a ansiedade, o transtorno de pânico, os transtornos alimentares, e todos os demais distúrbios psiquiátricos, precisam ser tratados com o uso de medicamentos por um longo período de tempo. Esse período de tempo pode variar de seis meses de tratamento até um, dois, três anos ou mais. Algumas pessoas, inclusive, pioram quando param de usar as medicações, necessitando usá-las por um período bastante prolongado.

Por isso, costumamos dizer que o tratamento dos distúrbios psíquicos é contínuo, assim como o tratamento de outras doenças da medicina, como a pressão alta e o diabetes, por exemplo.
Mas infelizmente, ainda há algumas pessoas que costumam dizer que as medicações psiquiátricas viciam, e é por isso que são usadas por longo período de tempo. E isso não é verdade. A grande maioria das medicações usadas na psiquiatria não causam dependência, assim como as medicações usadas para a pressão alta e para o diabetes também não causam.

Esses remédios precisam ser usados por bastante tempo, talvez por anos, porque as doenças psiquiátricas necessitam de um tratamento mais prolongado para poderem estabilizar, e não causar mais sintomas.

Portanto, quem deve dizer a hora do início e do fim do tratamento é o médico. Em nenhuma hipótese o paciente deve parar o tratamento por conta própria, pois correrá o risco de piorar a sua condição de saúde. Por isso, é importante nunca ficar com dúvidas e sempre questionar o médico todos os detalhes do tratamento que são considerados importantes.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>