Quadro Saúde Mental

Temperamentos internalizantes

Os indivíduos com temperamentos internalizantes tendem a ser mais inibidos, passivos, quietos e introspectivos. Preferem situações que já conhecem por serem mais seguras e previsíveis e por isso podem resistir a se engajar em atividades diferentes ou projetos inovadores, a não ser que se sintam apoiados. Tendem a ser mais sensíveis do que as outras pessoas e quando abalados, ficam remoendo fatos por muito tempo. Com isso, o humor tende a cair e pode custar a voltar ao seu patamar habitual.

Em geral, não costumam cometer erros por excessos comportamentais. Por outro lado, a autoestima mais baixa pode sabotar a percepção das qualidades que têm e que são facilmente observadas por outros. Podem apresentar comportamentos evitativos e assim podem perder boas oportunidades para garantir não se expor a eventuais riscos. Pessoas com este temperamento tendem a perceber mais problemas que vantagens no seu jeito de ser.

Em geral os trabalhos que mais se adaptam a estes indivíduos são de baixa intensidade, com poucas novidades e baixo nível de desafios. Tendem a ser mais pessimistas e preocupados, com dificuldade de relaxar.

É importante buscar maneiras de atenuar os traços mais disfuncionais desse temperamento se a pessoa não estiver bem adaptada ao seu ambiente e ao seu círculo social.

Para maiores detalhes leia o livro: Temperamento e Humor do psiquiatra Diogo Lara ou acesse o site www.temperamento.com.br e descubra qual é o seu temperamento.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>