Quadro Saúde Mental

Temperamentos Estáveis

Os indivíduos com temperamentos estáveis têm como características comuns: persistência, bom controle dos impulsos e boa capacidade de resolução de problemas. São pessoas previsíveis, responsáveis, dedicados, ativos e com boa capacidade de suportar reveses. Quando abalados, têm mais facilidade de recuperação.

Para a mente funcionar harmonicamente, é preciso haver controle. O controle funciona mais ou menos como uma boia em um reservatório de água, monitorando e evitando que o nível de água saia de uma determinada faixa. No caso do humor, o controle alto favorece sua estabilidade ao longo da vida. Quando ocorrem situações estressantes ou traumáticas, estes indivíduos conseguem fazer com que o impacto seja menor, encontram mais soluções para resolver os problemas e têm mais energia para vencer o obstáculo.

Para maiores detalhes leia o livro: Temperamento e Humor do psiquiatra Diogo Lara ou acesse o site e descubra qual é o seu temperamento.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>