Quadro Saúde Mental

Planta que dá origem à cocaína é utilizada há mais de 1.200 anos

A cocaína é ma droga que, infelizmente, é amplamente usada principalmente pelos jovens. Em todo o mundo, o número de usuários é altíssimo. E aqui no Brasil, e mais especificadamente, no Vale do Taquari, isso não é diferente. A cocaína é uma droga bastante presente entre nossos jovens, que, na maioria das vezes, acabam tornando-se dependentes dessa substância.

Essa droga apresenta-se na forma de um pó cristalino, que pode variar a sua cor entre um pó branco ou ligeiramente amarelado, ou a cocaína pode ser encontrada em forma de pedras misturadas com bicarbonato, que formam o crack. Esse pó de cocaína pode ser inalado, cheirado pelo nariz, ou diluído e injetado diretamente na veia, o que hoje em dia é mais raro de se encontrar.

Realmente, o mais comum é o uso dessa droga na forma de pó que é cheirado. Já o crack, que é a cocaína em pedra misturada com bicarbonato, é fumado geralmente em cachimbos.
Em relação a origem da cocaína, ela é uma substância extraída de uma planta que é encontrada na América do Sul e na América Central. Estima-se que há mais de 1.200 anos a folha de coca já era usada, pelos povos da região dos Andes, em forma de chá ou a folha era mascada. Mas apenas por volta dos anos de 1860, ou seja, há mais ou menos 150 anos, que a substância cocaína foi extraída das folhas da planta e tornou-se pronta para o uso na forma de pó.

Aliás, o processo de extração, para a obtenção dessa substância usada como droga, ainda é exclusivamente caseira, rústica, e à base de muitos produtos químicos extremamente tóxicos para o organismo. Para se ter uma ideia, para extrair a substância cocaína das folhas da planta, é necessário o uso de querosene, ácido sulfúrico, acetona e gasolina. Sem esses produtos, não há maneiras de se obter essa droga.

Dessa forma, quem cheira a cocaína inala junto com o pó todas essas substâncias que eu acabei de citar. Então, se a substância cocaína em si já é suficientemente prejudicial para o organismo, imagine ela misturada a todas essas outras substâncias: é uma catástrofe para a saúde de qualquer pessoa.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>