Quadro Saúde Mental

Pesquisa busca exame de sangue capaz de identificar risco de suicídio

Recente pesquisa busca exame de sangue capaz de identificar risco de suicídio na tentativa de criar uma ferramenta mais objetiva para prevenir o ato. Para isso, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, começaram a buscar características que pudessem ser identificadas em testes de sangue relacionadas ao comportamento suicida.

Os resultados obtidos até agora mostram que existem biomarcadores que são encontrados com mais frequência em pessoas que apresentam pensamentos suicidas.
Infelizmente, há pessoas que não revelam que têm pensamentos suicidas quando questionadas e que, em seguida, cometem suicídio, sem haver nada que se possa fazer sobre isso. É por isso que se faz necessário criar maneiras de identificar, interferir e prevenir esses casos trágicos.

Para se chegar à identificação de biomarcadores, os pesquisadores acompanharam um grande grupo de pacientes com transtorno bipolar, com quem foram feitas entrevistas e testes de sangue periódicos. Depois, os cientistas compararam as características do sangue de pacientes que relatavam pensamentos suicidas e pacientes que não tinham essa tendência.

Dessa forma, a equipe chegou a alguns possíveis marcadores de RNA relacionados ao comportamento suicida. Essas amostras foram comparadas, em seguida, com o sangue de pessoas que cometeram suicídio, comprovando que existiam marcadores comuns nesses grupos.

Esses marcadores foram buscados em diferentes grupos de pacientes psiquiátricos, e comprovou-se que a presença deles realmente foi capaz de prever o risco da ocorrência de hospitalizações por tentativa de suicídio.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>