Quadro Saúde Mental

Pesquisa aponta que 30% dos caminhoneiros tomam anfetaminas

Um estudo da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto aponta que 30% dos motoristas de caminhão usam remédios à base de anfetamina, conhecidos popularmente como rebites, que são medicamentos de uso controlado utilizados para dirigir.

Os caminhoneiros alegam que a droga inibe o sono e os auxilia a aguentar a extensa jornada de trabalho. O problema é que essas medicações a base de anfetaminas são extremamente perigosas para o organismo, pois causam uma série de alterações e doenças, além de diminuírem os reflexos e causar, na maior dos casos, dependência.

Esses remédios causam submissão na maior parte das pessoas que os consomem. As anfetaminas, ou rebites, como denominam os caminhoneiros, são drogas, assim como a cocaína, por exemplo. E inclusive, são muito parecidos com a cocaína, tanto nos efeitos que causam em quem usa, quanto nos riscos a saúde e o potencial para causar dependência.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>