Quadro Saúde Mental

Organismo humano sente os efeitos do uso de cocaína

O efeito imediato esperado pelo consumidor da cocaína é a euforia, uma hiper-estimulação produzida pela droga provoca uma falsa sensação de bem estar, de aumento das capacidades físicas intelectuais, e de aumento da energia e da auto-confiança. Além disso, geralmente o apetite diminui de forma considerável, assim como, a necessidade de sono.

Alguns minutos após a inalação da cocaína, quando a droga começa a perder o efeito, a euforia se transforma em depressão e irritabilidade, o que aumenta a necessidade de voltar a cheirar mais uma carreira de pó pra voltar a sentir aquela euforia inicial.

Com o passar do tempo de uso, o usuário pode ficar mais ansioso e as vezes pode passar a imaginar que está sendo observado ou perseguido por alguém. Os dependentes de cocaína podem desenvolver sintomas psicóticos, como alucinações visuais e auditivas, ou a paranoia, chamada de delírio.

Como a cocaína tende a perder sua eficácia ao longo de tempo de uso, fato este denominando tolerância a droga, o dependente tende a utilizar progressivamente doses cada vez mais altas da cocaína para tentar obter os mesmos efeitos agradáveis que conseguia no início de seu uso com doses mais baixas. Este ciclo torna o usuário da droga cada vez mais dependente e viciado.

Por esse motivo alguns indivíduos fazem de tudo para obter a droga por vezes não medindo as consequências de seus atos, o que resulta em problemas , não só no que tange a saúde de quem usa, mas também no que se refere nas relações interpessoais.

Afastamento da família e amigos, e até mesmo comportamentos disruptivos e transgressores, como mentiras frequentes e participação em furtos e assaltos para obter a droga são comuns neste grupo de pessoas.

Em relação aos sintomas físicos mais observados durante o consumo da cocaína, podemos citar o aumento da pressão arterial, dos batimentos cardíacos, dilatação da pupila, constrição dos vasos sanguíneos, aumento da temperatura corpórea, inquietação, distraibilidade, insônia e falta de apetite.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>