Medicamentos são os meios mais indicados para tratar transtornos psíquicos

Na grande maioria das vezes, as doenças emocionais, como a depressão, o transtorno bipolar, esquizofrenia, ansiedade, transtorno de pânico, alimentares e todos os demais distúrbios psiquiátricos, precisam ser tratados com o uso de medicamentos por um longo período de tempo. Esse estágio pode variar de seis meses de tratamento até mais de três anos. Algumas pessoas, inclusive, pioram quando param de usar as medicações, necessitando usá-las por um período prolongado.

Por isso, costumamos dizer que o tratamento dos distúrbios psíquicos é contínuo, assim como o tratamento de outras doenças da medicina, como a pressão alta e o diabetes, por exemplo. Mas, infelizmente, ainda há algumas pessoas que costumam dizer que as medicações psiquiátricas viciam, e é por isso que são usadas por longo período de tempo. E isso não é verdade.

A grande maioria das medicações usadas na psiquiatria não causam dependência, assim como os remédios utilizados para medicar a pressão alta e diabetes, que também não causam sejeição. Esses remédios precisam ser usados por bastante tempo, talvez por anos, porque as doenças psiquiátricas necessitam de um tratamento mais prolongado para poderem estabilizar, e não causar mais sintomas.

Sempre quem deve dizer a hora do início e do fim do tratamento é o médico. Em nenhuma hipótese o paciente deve parar o tratamento por conta própria, pois correrá o risco de piorar a condição de saúde. Por isso, é importante nunca ficar com dúvidas e sempre questionar o profissional sobre todos os detalhes do tratamento que são considerados importantes.