Quadro Saúde Mental

Homenagem aos heróis no Dia do Professor

Hoje é o dia do professor, então nada mais justo que falar um pouco desses heróis. Sim, heróis, não vejo melhor forma de denominar aqueles que ainda persistem nessa linda e sacerdótica carreira.

Ser Professor significa muito mais que dar aulas e corrigir provas. Ao longo de cada dia nossos Educadores são solicitados e exigidos como amigos, enfermeiros e médicos, treinadores, Pais e Mães substitutos, descobridores de artigos perdidos, como psicólogos, como atores, dentre vários outros papéis que acabam exercendo.

Se parássemos pra pensar o quanto vale um professor, daríamos bem mais valor a essa profissão de ensinar. O que seria do mundo sem Professores?

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender… Ser professor é importar-se com o outro, é dedicar atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de “sair de cena, sem sair do espetáculo”. Ser professor é apontar caminhos e deixar que o aluno os trilhe com seus próprios pés…

Ser Professor significa ser guerreiro, batalhar diariamente contra a pressão dos colegas, contra o negativismo, contra o medo, contra o conformismo, contra o preconceito, contra a ignorância e contra a apatia.

E apesar de todas essas dificuldades, o magistério segue extremamente desvalorizado, com má remuneração e baixo prestígio social.

É um absurdo o que estão fazendo com nossos Professores. Eles estão adoecendo! É muito desrespeito, sobrecarga e estresse! Infelizmente cada vez mais recebo em meu consultório Professores Deprimidos e desgastados. E por isso lanço mais um questionamento: quem está cuidando de nossos Professores? Não me lembro de nenhuma política publica específica para isso!

A data é um convite para que pais, alunos, e sociedade como um todo, reflita a respeito da dura realidade que o Professorado está inserido, e quais as perspectivas de futuro em relação à educação de nosso País. Se desejamos um ensino de qualidade, devemos valorizar e cuidar de nossos queridos mestres.

Parabéns, Professores. Por todo o sacrifício do dia-a-dia, pela Paixão de ensinar, pelo heroísmo, pelo sacerdócio. Tenho orgulho de vocês. Parabéns! Sigam lutando por seus direitos, e cobrem da sociedade o apoio que vocês merecem!

Para finalizar, deixo a dica de um filme que ilustra de forma fiel as dificuldades encontradas dentro e fora das salas de aula. Chama-se “entre os muros da escola”. É um filme Francês do ano de 2008, que inclusive foi vencedor da Palma de ouro no festival de Cannes no ano de seu lançamento. Vale a pena conferir!

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>