Quadro Saúde Mental

Esquizofrenia apresenta sintomas negativos e positivos

Há, basicamente, dois tipos de sintomas para a esquizofrenia: os produtivos e os negativos. Os sintomas produtivos são os delírios e as alucinações. O delírio se caracteriza por uma visão distorcida da realidade. Já com as alucinações, o doente pode escutar vozes que ninguém escuta, ou ver pessoas que ninguém mais vê.

Os sintomas negativos da doença, se caracterizam pela diminuição dos impulsos e da vontade, por empobrecimento afetivo, e pela perda da capacidade de entrar em concordância com o ambiente. É muito comum também eles viverem isolados da sociedade e não possuem amigos.

Cerca de 80% das esquizofrenias começam com os sintomas negativos, principalmente, pelo isolamento social e pela perda da capacidade de ter afeto. O perigoso é que esses sintomas iniciais são parecidos com os indícios a depressão, e por isso, o esquizofrênico pode ser diagnosticado como portador de depressão, e a doença passar despercebida.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Comments (1)

  1. oi boa tarde acabei de chegar do medico e esta escrito:no laudo paciente com sintomas produtivos no momento e en condiçoes de exercer atividades laborativas : o que quer dizer isto mim ajude posso receber auxiulio doeça?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>