Quadro Saúde Mental

Dificuldade de aprendizado afeta 13% dos adolescentes

A dificuldade de aprendizado é problema comum, que afeta no mínimo 13% das crianças e adolescentes. Tal problema pode ser reconhecido precocemente no início da vida escolar da criança, lá por volta dos 6 anos de idade. Crianças com dificuldade de aprendizado possuem atrasos na aquisição de habilidades de leitura, escrita e matemática. Sendo que é comum a criança apresentar uma combinação destes.

As consequências da dificuldade de aprendizado não tratada são: desmoralização, baixa auto-estima e cerca de 40% destes alunos evadem da escola. As causas da dificuldade de aprendizado podem múltiplas. Por isso, é um importante uma avaliação completa envolvendo pais e professores.

Causas mais comuns

– Métodos defeituosos de aprendizagem escolar;
– Fatores psicossociais (ausência de cultura, estressores, etc);
– Fatores familiares (falta de afetividade parental, baixa supervisão, violência doméstica, etc);
– Dificuldades auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas ou adquiridas);
– Transtornos do Humor;
– Transtornos de Ansiedade;
– TDAH;
– Retardo Mental.

Portanto, o diagnóstico da causa da dificuldade de aprendizado envolve uma equipe interdisciplinar incluindo: avaliação psicológica e neuropsiquiátrica, testes neuropsicológicos (teste de QI) e psicopedagógicos.

Nesta sexta-feira, excepcionalmente, o quadro conta com a apresentação do médico psiquiatra Rafael Moreno.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>