Quadro Saúde Mental

Dia da Luta Antimanicomial é comemorado neste sábado

O dia 18 de maio é uma data comemorativa para o campo da saúde mental, pois é quando se comemora o dia da luta antimanicomial. A partir da data, muitas coisas mudaram na área da saúde mental pública, dentre elas, a forma de tratar as pessoas que sofrem problemas psíquicos e emocionais. Antigamente, muitas pessoas que teriam condições de receber tratamento em nível ambulatorial, ou no próprio Hospital de sua cidade, eram encaminhadas para os hospícios, e, lá, por muito tempo permaneciam, longe de tudo e de todos.

No entanto, essa não é a realidade atual, criou-se novas alternativas; construiu-se novos locais e incrementou-se novas idéias para a substituição dos hospitais psiquiátricos. Portanto, deixou-se de lado aquele antigo modelo centrado nas internações em sanatórios, e passou-se a construir alternativas que substituíssem essa abordagem hospitalocêntrica.

Felizmente, na atualidade, milhares de CAPS, de leitos em hospitais gerais, e muitos outros serviços, em todo o Brasil, vêm organizando-se, de forma crescente, criando opções adequadas de abordagem para quem está em sofrimento emocional e oferecendo atendimento próximo da sociedade e da família.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>