Quadro Saúde Mental

Dependência química e um difícil tratamento

Hoje vamos falar um pouco sobre dependência química.

Por que é tão difícil parar de usar drogas? Quais fatores levam alguém a abandonar amigos, parentes e trabalho para manterem o vício?

Pois é… essas são questões comuns na área da dependência química.

E porque, então, algumas pessoas tornam-se dependentes químicas e outras não?

O fenômeno da dependência química é complexo, e a busca das causas desse problema não pode centrar-se em lógicas matemáticas. Existem múltiplos fatores que tentam explicar o porquê alguém se torna viciado em determinada substância. E a individualidade e a subjetividade de cada usuário deve sempre ser entendida e trabalhada.

Para alguns indivíduos, a droga é o alívio de um sofrimento. Para outros, é um estado melhorado de viver. Enfim, essa percepção de como o viciado vê a droga em sua vida é fundamental para a elaboração do tratamento mais adequado. Por isso, os tratamentos devem obrigatoriamente oferecer uma abordagem integral dos dependentes químicos, na tentativa de alcançar o entendimento de todos os aspectos de suas vidas.

No momento que a pessoa passa a usar a droga para buscar prazer, bem estar e adaptação social, a droga torna-se parte da vida desse indivíduo, e isso o transforma em um dependente. E quanto mais inserida na vida do dependente a droga está, mais difícil se libertar das drogas ficará.

Ou seja, tratar a dependência de drogas, seja ela qual for, álcool, cocaína ou “crack”, é extremamente delicado. Não existe receita de bolo. A saída é procurar um local ou um profissional capacitado para esse tratamento, acompanhar todos os passos dessa jornada, e inserir a família de modo integral nos tratamentos propostos.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>