Quadro Saúde Mental

Custo com demência chega a US$ 600 bilhões no mundo

Metade dos idosos que precisam de cuidados especiais e de longo prazo tem demência, doença que custa cerca de US$ 600 bilhões por ano ou 1% do PIB global, segundo o relatório mundial de Alzheimer, divulgado na semana passada. O documento estima que o número de idosos dependentes vai de 101 milhões, em 2010, para 277 milhões, em 2050, um aumento de mais de 170%. Hoje, 13% das pessoas com 60 anos ou mais precisam de cuidados intensivos.

Os dados apontam para uma epidemia global, segundo o relatório, que, por isso, chama a atenção para o risco de escassez de profissionais de saúde e a necessidade dos governos de implementarem mais políticas públicas na área.

Pessoas com demência têm necessidades especiais. Eles precisam de mais horas de cuidado e mais supervisão, o que aumenta a pressão sobre os cuidadores e os custos
A necessidade de cuidado começa no primeiro estágio da doença e aumenta à medida que ela evolui.

O relatório ainda recomenda aumentar o monitoramento de qualidade do cuidado com a demência em casas de repouso e na comunidade; dar voz aos pacientes e aos cuidadores; integrar os sistemas sociais e de saúde que tratam da doença; aumentar o treinamento de cuidadores, entre outros.

Para finalizar por hoje, chamo a atenção para a necessidade de valorizar aqueles que fazem o atendimento de primeira linha das pessoas com demência. Isso inclui cuidadores remunerados ou não. Os governos precisam reconhecer o papel dos cuidadores e garantir que existam políticas para apoiá-los.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>