Quadro Saúde Mental

Crianças autistas têm melhor desempenho matemático que as outras crianças

Recente estudo apontou que crianças autistas têm melhor desempenho em matemática do que as outras crianças. O autismo é um termo geral que diz respeito a qualquer categoria dentro dos transtornos do espectro autista. Pessoas com o distúrbio apresentam características muito diferentes entre si. Em termos de cognição, há autistas com extrema dificuldade em desenvolver a fala e as habilidades acadêmicas, ao mesmo tempo em que existem indivíduos com o transtorno que são extremamente inteligentes e até geniais.

Um novo estudo feito na Faculdade de Medicina da Universidade Stanford, Estados Unidos, observou que crianças autistas com um QI dentro da média geral têm um melhor desempenho em resolver problemas matemáticos do que crianças sem o transtorno.

Para os pesquisadores, isso pode ser explicado pela forma única em que o cérebro de pessoas com autismo é organizado. Em pessoas com o transtorno existe uma maior atividade em áreas cerebrais que favorecem essa habilidade.

Mesmo que as crianças apresentem problemas problemas de interação social, a pesquisa mostrou que podem existir habilidades que são favorecidas pelo transtorno, como a capacidade de resolver questões matemáticas.

Independentemente das habilidades que uma criança autista pode desenvolver, sobressaindo-se perante outras, o tratamento sempre deverá ser realizado. Em nenhuma hipótese, sequer, deve-se deixar de oferecer acompanhamento especializado para os autistas.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>