Quadro Saúde Mental

Crescem os casos de autismo no mundo

O autismo é distúrbio no desenvolvimento, causado por condições genéticas e ambientais. É considerado uma patologia com um amplo espectro de manifestações, desde as crianças que têm enormes dificuldades de responder aos estímulos, até pessoas que têm problemas de convívio social, mas são extremamente talentosas em áreas específicas. O cérebro deles funciona de forma única, que ainda é um mistério para a ciência.

A característica fundamental dos autismos é o prejuízo na comunicação, na interação social e na presença de comportamentos peculiares. Também são muito comuns os comportamentos repetitivos sem muito significado, que os indivíduos parecem realizar sem finalidade clara.

O indivíduo autista é metódico. O mundo ideal para ele é aquele em que as coisas não se modificam. Acordar na mesma hora, vestir a mesma roupa, tomar café do mesmo jeito, no mesmo prato, com a mesma xícara. Qualquer variação disso traz um extremo desconforto.

Essas pessoas apresentam enormes dificuldades de relacionamento social. Para elas, sons, movimentos, olhares e solicitações dos outros provocam um curto-circuito que as deixa desorientadas e aflitas. No autismo, a rede de neurônios que controla, no cérebro, a comunicação e os contatos sociais está desorganizada. Por isso, a marca registrada do autismo é a falta de desejo ou de possibilidade de interagir com o outro.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>