Quadro Saúde Mental

Celular é o novo vício do brasileiro

O brasileiro não desgruda do celular. No século XXI o mais novo vício é em tecnologia. Você já fez as contas de quanto tempo passa ligado no celular, seja pelo smartphone ou em casa, no computador mesmo ou até no trabalho? Pois tem gente que fica um tempão, e até de noite, as vezes, acorda e espia o celular para ver se tem alguma atualização.

Uma pesquisa mundial recente revelou que 80% dos entrevistados dormiam com o celular do lado da cama. Tamanho é o apego que se, por acaso, alguém tem a infelicidade de esquecer seu celular, fica com a sensação que alguma coisa está faltando.  E isso é algo tão viciante que pode virar caso passível de tratamento médico.

No Instituto de Psiquiatria da USP, em São Paulo, há 10 programas para o tratamento de transtornos compulsivos. E adivinha para qual compulsão há mais procura? Internet. E quais são os sinais que podem deflagar o vício da Internet? ficar muito tempo usando a tecnologia; deixar de sair ou de fazer outras coisas para ficar “conectado”; e perceber que está exagerando, mas não conseguir parar.

Os casos de compulsão por tecnologia devem ser tratados. Muitas vezes eles estão associados com outros problemas emocionais, tais como depressão, ansiedade e déficit de atenção, e essas condições associadas precisam ser tratadas também.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>