Quadro Saúde Mental

Bullying virtual faz vítimas no espaço doméstico

Bullying é como se caracterizam todas as formas de atitudes agressivas intencionais e recorrentes praticadas com o intuito de humilhar, constranger, denegrir a imagem de alguém.
Com a internet, o bullying ganha espaço também nas comunidades virtuais aumentando ainda mais o transtorno das vítimas, já que no ambiente virtual os autores da agressão podem manter suas identidades no anonimato. A violência que antes se restringia aos muros da escola, agora, através do e-mail e das redes virtuais, acompanha a vítima até nos seus espaços domésticos.

Recentemente surgiu o termo em inglês: revenge porn. Sua tradução para o português é revanche pornô. É um tipo de cyberbullying. E esse termo é usado para designar a divulgação, feita por homens, de vídeos ou imagens íntimas de mulheres fazendo sexo, ou de mulheres nuas ou semi-nuas, com o objetivo de humilhá-las publicamente.

Nos últimos 2 meses, 3 casos de Revenge Porn foram veiculados na mídia brasileira. Infelizmente, em dois desses casos, as vítimas cometeram suicídio. Uma dessas vítimas era uma estudante de 16 anos moradora do Município de Veranópolis.

Como esse tipo de crime tem se tornado comum, o Deputado Federal Romário, no dia 23 de outubro deste ano, criou um projeto de lei que transforma em crime a divulgação indevida de material íntimo. É o projeto de Lei Nº 6630 , de 2013.

A Lei torna crime a conduta de divulgar fotos ou vídeos com cena de nudez ou ato sexual sem autorização da vítima.

Pena – detenção, de um a três anos, e multa. A pena é aumentada de um terço se o crime é cometido: I – com o fim de vingança ou humilhação; II – por agente que era cônjuge, companheiro, noivo, namorado.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>