Quadro Saúde Mental

Boa relação entre avós e netos diminui sintomas de depressão

Os benefícios do convívio com os avós para o desenvolvimento das crianças vão além do que se imaginava. Uma pesquisa recente da Universidade de Boston avaliou dados, referentes à saúde mental e netos e chegou ao seguinte resultado: uma boa relação entre eles estava associada à presença de menos sintomas de depressão em ambas as gerações.

Para os netos, os avós costumam ser um porto seguro. Eles são pessoas de confiança como os pais, mas sem fazer tantas exigências. É uma zona de conforto importante para a vida. E, para os avós, a presença dos netos representa uma renovação. É como um sopro de esperança que volta a aproximá-los da juventude.

E tem mais: a participação dos avós na criação dos netos, quando possível, pode trazer também outros benefícios. Os pais têm com quem dividir a tarefa de cuidar, as crianças são expostas a um círculo familiar maior, e os avós, por possuírem sabedoria e experiência reconhecidas socialmente, faz com que a criança se enriqueça muito com esse contato, já que recebe mais estímulos, amplia seu repertório e aprende a conviver em um ambiente distinto com pessoas diferentes.

Agora temos respaldados na literatura médica para aproximar os netinhos de seus avós, e lhes proporcionar uma experiência afetiva e amorosa única e protetiva para a saúde mental de ambos.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>