Quadro Saúde Mental

Alterações hormonais são grandes causadoras da depressão em mulheres

Algumas pesquisas realizadas no Brasil mostram a existência de fases onde as mulheres tornam-se mais vulneráveis a desenvolver depressão: essas fases são a menarca (primeira menstruação), o período pré-menstrual (que é quando se desenvolve a tão temida TPM), a gestação, o período pós-parto e a menopausa/climatério.

Também durante os ciclos menstruais, a própria queda de estrogênio (hormônio sexual feminino produzido principalmente pelos ovários), por si só já pode provocar irritabilidade, tristeza, sensibilidade e mau humor.

A explicação para a ligação dos hormônios femininos, mais particularmente o estrogênio, com a depressão, se dá pelo fato desse hormônio, o estrogênio, estar relacionado ao controle dos níveis de serotonina, que é um neurotransmissor que dá sensação de prazer e felicidade, e que, quando não é liberado adequadamente, pode gerar depressão. Ou seja, alteração nos níveis de estrogênio, causam alterações nos níveis da serotonina. E é por isso que o objetivo da maior parte dos tratamentos para depressão é aumentar a disponibilidade de serotonina através das medicações antidepressivas.

Porém, mulheres, isso não significa que todas vocês terão depressão. Não é bem assim. Apesar de a mulher estar no grupo com predisposição maior para desenvolver um Transtorno Depressivo, não quer dizer que toda a ala feminina irá deprimir-se em algum momento da vida. Lembrem-se que existem vários fatores que podem desencadear a depressão, e as alterações hormonais são apenas um desses fatores.

De qualquer forma, nessas fases mais críticas, principalmente no pós-parto e na menopausa, é importante a busca de ajuda profissional especializada quando necessário.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>