Quadro Saúde Mental

A cada 24 minutos uma pessoa é internada por consumo abusivo de álcool no estado de São Paulo

Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, a cada 24 minutos uma pessoa é internada em hospitais públicos de São Paulo com alguma doença ocasionada pelo abuso do álcool. De acordo com o levantamento, os transtornos mentais e comportamentais, como as síndromes de abstinência ou dependência química e os transtornos psicóticos causados pela bebida alcoólica são responsáveis por 87%. As 13% restantes referem-se às doenças alcoólicas do fígado, como cirrose, insuficiência hepática e hepatite. Grande problema do alcoolismo é o fato de o alcoolista não admitir que bebe em excesso, que está viciado. Sendo assim, os dependentes bebem durante anos e mais anos, e apenas aceitam tratar-se quando a condição de saúde já está muito debilitada.

O álcool inflama e destrói gradualmente as células do fígado. A cirrose se caracteriza quando o órgão é tomado por pequenas cicatrizes, complicações decorrentes da doença também são lentas e a pessoa só percebe quando ela já está em nível avançado. Os principais sintomas da cirrose são acúmulo de água na barriga, inchaço nas pernas, confusão mental, câncer e hemorragias digestivas. A estimativa é de que pelo menos 15% dos alcoólatras desenvolvam cirrose ao longo da vida.

Para mais informações ouça o áudio ou acesse www.psiquiatriaavançada.com.br.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>