Assertividade

Você é assertivo?

Por Maria Copetti (psicóloga clínica)

Assertividade é uma habilidade social, que possibilita a expressão de pensamentos, sentimentos e crenças, de forma direta, clara, honesta e apropriada ao contexto social. Ao mesmo tempo em que se mantém o respeito as outras pessoas.

Ela se localiza no meio termo entre a passividade (falta de assertividade) e a agressividade (excesso). É comum encontrarmos pessoas que são mais passivas, mais agressivas ou então que somente consegue se expressar indo de um extremo ao outro (Ex: “Quando algo me incomoda não falo nada até que explodo e brigo”).

Existem diversas crenças que podem dificultar esse processo como, por exemplo: “Se eu falar o que penso as pessoas não vão gostar de mim”, “Se eu começar a falar o que sinto irei brigar”, “Ser agressivo é ser forte”, “Preciso ser agressivo para impor respeito” ou ainda “Não me sinto merecedor de exigir meus direitos”.

Pessoas com comportamento mais assertivo interagem melhor com as outras pessoas, sentem menos ansiedade e possuem melhor auto estima.

Somente questionar se você está agindo de forma assertiva já pode reforçar essa habilidade. Além disso, a assertividade pode ser criada ou fortalecida na terapia, através do questionamento de crenças e de técnicas como o treino de manejo da raiva, treino de regulação emocional e o treinamento de habilidades sociais.

Assertividadeinfografico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>