Artigos Psicanálise

Depressão: Do Patológico ao Humano Universal

A depressão é uma vivência subjetiva da maior importância na vida dos homens. A contribuição psicanalítica nesse campo é bastante variada; nesta aproximação introdutória, será enfatizada a passagem que se deu, ao longo dos estudos psicanalíticos, do patológico ao universal. Ou seja, partindo do estudo das diversas formas de adoecimento…

Mais

Por que as crianças precisam de histórias?

Fantasiada, com todas as cores que capta lendo e vendo, a criança entra no meio de uma mascarada e também participa dela. Os contos de fada, e também as histórias infantis, são ferramentas da imaginação da criança. A fantasia é herdeira e fundamento do brinquedo infantil, quando a atividade de…

Mais

O Lugar do Jovem na Sociedade

Médico, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Filosofia, Joel Birman conjuga diversas áreas do saber para desenvolver seus estudos em Psicanálise. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e professor adjunto do Mestrado e Doutorado…

Mais

O tempo e a depressão

O que a teoria freudiana sobre a melancolia pode ensinar ao psicanalista sobre a clínica das depressões? Muito pouco, quase nada. No entanto, nos debates de que tenho participado recentemente em torno desse tema, assim como em textos de diversos autores sobre o mesmo assunto, não é incomum encontrar certa…

Mais